Alma Carioca

Roma - Roteiro turístico

Roma, a Cidade Eterna, antiga capital do Império Romano e sede da Igreja Católica (Vaticano) possui uma rica história que se reflete nos seus muitos pontos turísticos. 

É importante para o turista ter em mente que os meios de transportes em Roma não são os mais eficientes. As ruas são apertadas, tendo muitas vezes o pedestre que compartilhá-las com veículos, o metrô não é extenso, e ainda há muitas ladeiras. Porém, se você não tem problemas de locomoção, pode fazer boa parte do seu roteiro turístico a pé, uma vez várias atrações turísticas estão próximas umas das outras. Por isso, nesse roteiro turístico colocarei em um mesmo dia atrações próximas, que podem ser percorridas a pé.

1o Dia - Benção Papal e Castelo de Santo Ângelo

Benção Papal
Benção Papal

Castelo de Santo Ângelo
Castelo de Santo Ângelo

Todos já escutamos a expressão “é como ir à Roma e não ver o Papa”. Então, começaremos nosso roteiro turístico de Roma pela Benção Papal na praça de São Pedro, no Vaticano. A coloquei no 1o dia, mas como a Benção Papal acontece aos domingos ao meio-dia, pode cair em qualquer dia do roteiro turístico de Roma. 

A Benção Papal é uma grande festa, com uma multidão de peregrinos de vários países e suas bandeiras. O Papa dá a benção em vários idiomas, inclusive o português.

Depois da Benção Papal você notará uma enorme fila se formando para visitar a Basílica de São Pedro. Realmente trata-se de uma atração imperdível, mas aconselho a deixá-la para outro dia em que esteja menos cheia.

Uma boa opção é visitar o Castelo de Santo Ângelo (Castel Sant’Ângelo), também conhecido como Mausoléu de Adriano, próximo ao Vaticano. Ele foi iniciado em 135 d.C. pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar (Tumbas de Adriano), e foi concluído por Antonino Pio em 139. Depois da conclusão sua função passou a ser militar, como fortaleza. 

O Castelo de Santo Ângelo proporciona linda vista da cidade de Roma e do Vaticano. Vale à pena ver o pôr do sol de seu terraço superior.

2o Dia - Trinità dei Monti, Fontana de Trevi, Templo de Adriano, Panteão e Piazza Navona

No 2o dia de nosso roteiro turístico por Roma começaremos pela igreja Trinità dei Monti, concluída em 1587, um dos cartões postais de Roma com seus importantes afrescos. Ela está localizada acima da Piazza di Spagna, ligando-se a ela pela monumental escadaria chamada Espanhola.

Fontana di Trevi
Fontana di Trevi

Cúpula do Panteão
Cúpula do Panteão

Da Piazza di Spagna podemos seguir para a Fontana di Trevi, o mais belo e romântico local de Roma. A beleza dessa fonte é única! Sem dúvida um local mágico com suas impressionantes esculturas sobre a água azul. É tradição jogar uma moeda de costas na fonte e fazer um pedido. Dá vontade de não deixar o local, mas há muito mais para ver em Roma, e deve ser horário de almoço. Sugiro o restaurante Quirino, próximo à fonte.

Depois do almoço, seguimos para o Panteão, passando pelo Templo de Adriano concluído em 145 d.C. pelo seu sucessor Antônio Pio. O nome Panteão significa “todos os deuses”, e originariamente foi um templo os deuses romanos. É a única construção da época da Roma Antiga em perfeito estado de conservação. O Panteão original foi construído em 27 a.C. e destruído por um incêndio em 80 d.C. Ele foi reconstruído em 125 d.C. pelo imperador Adriano e é famoso pela sua cúpula. Sua arquitetura é um marco com sua estrutura que resistiu aos séculos.

Do Panteão podemos seguir para a Piazza Navona, uma das mais famosas praças de Roma. Ela tem duas fontes com belas esculturas e é cercada por muitos restaurantes. Nessa altura já deve ser hora do jantar! Ao invés de escolher um dos muitos restaurantes na Piazza Navona, mais turísticos, aconselho a Pizzeria da Baffetto na via del Governo Vecchio 114. Sem dúvida uma experiência única, as pizzas são deliciosas e o garçom é uma figura! Vai te colocar em uma mesa com pessoas que nunca viu, mas é muito divertido!

3o Dia - Museus do Vaticano e Basílica de São Pedro

Museus do Vaticano
Museus do Vaticano

Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro

Voltemos ao Vaticano. Não poderíamos deixar de visitar a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano! 

Uma dica fundamental: compre seu ingresso para os Museus do Vaticano (é um complexo de museus, mas juntos em um só local) antes pela Internet. A fila para comprar os ingressos é grande, de verdade! Com seu ingresso já comprado economizará algumas horas em seu roteiro turístico de Roma. 

Os Museus do Vaticano são muito lotados, mas uma atração imperdível. Você anda seguindo o fluxo de visitantes, como que levado pela multidão. Nele estão algumas das principais esculturas da Roma Antiga (com as genitálias cobertas por ordem papal). 

O ápice da visita é a Capela Sistina, com seus afrescos pintados por Michelangelo. São proibidas fotos no interior da Capela Sistina.

A Basílica de São Pedro, a maior das igrejas do cristianismo, é uma imensa obra de arte. É bela para qualquer local que olharmos. Sob o altar da basílica está enterrado São Pedro, o primeiro Papa. Na Basílica de São Pedro estão várias obras primas, como A Pietà de Michelangelo, a estátua em bronze de São Pedro por Arnolfo di Cambio, o túmulo do papa Inocêncio VIII por Antonio Pollaiuolo, entre outras. A cúpula da basílica, projetada por Michelangelo, é magnífica. 

Após a visita, podemos subir para a cúpula e a parte superior da Basílica de São Pedro. Há dois tipos de ingresso, com ou sem elevador. É preciso saber que o elevador leva apenas até parte da subida, na cúpula da basílica. Para seguir adiante só pelas escadas ou então retornar. Os que têm pernas para seguir são premiados com lindas vistas do alto da basílica.

4o Dia – Coliseu, Palatino, Fórum Romano e Termas de Caracala

Coliseu
Coliseu

Termas de Caracala
Termas de Caracala

Começamos o dia por uma das maiores glórias da Roma Antiga, o Coliseu. Construído entre 70 e 90 d.C., foi o maior estádio da antiguidade, podendo receber até 50 mil espectadores. 

Em frente ao Coliseu está o monte Palatino, uma das sete colinas de Roma. Nele se encontravam os palácios de Augusto, Tibério e Domiciano.

Do Palatino vamos até o Fórum Romano. Hoje em ruínas, era o centro comercial da Roma Imperial. Entre as ruínas se encontram templos, basílicas e arcos.

Uma pouco mais distante estão as impressionantes Termas de Caracala, construídas entre 212 d.C. e 217 d.C., durante o governo do imperador romano Caracala. Grande parte de sua estrutura ainda se encontra conservada, e podemos ter uma noção de como eram as termas na Roma Imperial.

Cidades Próximas a Roma

A partir de Roma é possível visitar muitas cidades interessantes. A melhor poção é ir de trem, um transporte rápido e eficiente. A partir de Roma Termini, algumas cidades mais próximas para visitar:
* Nápoles: 1h10m de viagem, próxima de Pompéia e Capri
* Florença: 1h30m de viagem. 
* Pisa: 2h30m de viagem.

Saiba mais:
Roma - Pontos turísticos
Vaticano - Fotos de Pontos Turísticos
Vaticano - Pontos turísticos: Basílica de São Pedro, Museus do Vaticano e Praça de São Pedro
Pisa - Turismo, Torre Inclinada, pontos turísticos e fotos
Genova, charme e beleza no norte da Itália
Galleria Vittorio Emanuele II em Milão: O shopping mais antigo do mundo
Duomo di Milano, a segunda maior catedral da Europa
Milão: Muito mais do que uma cidade da moda
Florença - Turismo, pontos turísticos e fotos



Recomendar com o Google +1: Recomendar esse artigo a um amigo Email

Turismo na Europa
Mônaco e Monte Carlo - Turismo, pontos turísticos e fotos
Oslo - Turismo, pontos turísticos e fotos da capital do Nobel da Paz
Estudar inglês e viajar pela Europa
Viagem de trem na Europa - Razões para viajar de trem pela Europa
Viajar de ônibus pela Europa
Aeroportos europeus destacam-se pelo acesso
Os vôos de baixo custo na Europa - Ryanair
Ilhas gregas - Turismo
Atenas - Turismo e pontos turísticos
Praga na República Tcheca - Turismo e pontos turísticos

Alemanha:
Vale do Reno - Passeio, história, cultura
Rüdesheim, onde se respira a verdadeira tradição alemã
Wiesbaden: requinte e beleza à margem do Reno
Frankfurt - Pontos Turísticos
Alemanha - Pontos turísticos, turismo e cidades

Espanha:
Barcelona, Espanha - Turismo e pontos turísticos
Sevilha - Pontos turísticos
Madri - Pontos turísticos e turismo

França:
França - Pontos turísticos, cultura
Paris - Fotos de pontos turísticos
Estrasburgo na Alsácia: Terra de queijos, vinhos e… cerveja
Culinária Francesa
Transportes de Paris
Os melhores meses para visitar Paris
Beaune, a capital do vinho da Borgonha
Rue de Rivoli
Bairro de Saint-Michel em Paris
Rio Sena: um outro olhar da Cidade Luz
Um domingo no rio Sena, Paris
Paris - Roteiro turístico de 5 dias
Champs-Élysées, Avenida que é uma jóia pariesense
Bairro de Montmartre em Paris - Basília de Sacré-Coeur, Moulin Rouge
Place Du Tertre em Montmartre - Artes e restaurantes
Ilha de Saint Louis, requinte e história no coração de Paris
Jardins de Monet - Como chegar, fotos
Marselha na França - Turismo, pontos turísticos e fotos
Nice na França - Turismo, pontos turísticos e fotos

Grã-Bretanha:
Londres - Turismo e Pontos turísticos
A noite de Londres
A noite em Londres - Bares e restaurantes mais badalados da capital inglesa
Londres - Na rota do Queen’s Walk (Caminho da Rainha)
Londres - Tower Bridge Experience, Green Park, London City, The Gerkin e Canary Wharf
Londres - Pontos Turísticos Big Ben, Palácio de Westminster, London Eye, Picadilly Circus, Saint James Park
Londres Olímpica
Londres - Fotos de pontos turísticos
A típica comida britânica
Passeando pelo centro de Londres
Giant’s Causeway - Era uma vez...um gigante irlandês
Rope Bridge - Adrenalina pura no verde paraíso da Irlanda do Norte
Belfast: dos conflitos religiosos ao exuberante pitoresco da atualidade
Cardiff e Caerphilly no País de Gales - Turismo e Pontos Turísticos
Londres - Pontos turísticos

Itália:
Veneza - Turismo, pontos turísticos
Veneza - Fotos de pontos turísticos
Roma - Pontos turísticos
Vaticano - Fotos de Pontos Turísticos
Vaticano - Pontos turísticos: Basílica de São Pedro, Museus do Vaticano e Praça de São Pedro
Pisa - Turismo, Torre Inclinada, pontos turísticos e fotos
Genova, charme e beleza no norte da Itália
Galleria Vittorio Emanuele II em Milão: O shopping mais antigo do mundo
Duomo di Milano, a segunda maior catedral da Europa
Milão: Muito mais do que uma cidade da moda
Florença - Turismo, pontos turísticos e fotos
Roma - Roteiro turístico

Irlanda:
Guinness Store House em Dublin
Dublin Bus Tour - Um passeio imperdível
Limerick : a vibrante cidade ribeirinha
Hard Rock Café Dublin
Arthur’s Day - Homenagem ao criador da cerveja Guinnes
Um final de semana em Dublin
Letterkenny no condado de Donegal, Irlanda
Castelo de Donegal na Irlanda
Elegância nas Docas de Dublin
O rio Liffey em Dublin e suas inúmeras pontes
Transportes públicos em Dublin
Bray, na Irlanda, onde o mar e o verde se encontram
Pub irlandês - O que é esse símbolo nacional da Irlanda
Dublin, a cidade dos parques
Saint Patrick’s Day em Dublin na Irlanda - Significado, turismo, celebração, fotos

Países Baixos:
Bruxelas e Antuérpia na Bélgica - Turismo e pontos turísticos
Amsterdam - Turismo e pontos turísticos
Amsterdam - Fotos de pontos turísticos

Portugal:
Lisboa - Pontos turísticos
Lisboa - História e Modernidade
Festas populares de Lisboa
Vinho Português, uma marca do país
Mosteiro da Batalha em Portugal - História, localização
Óbidos - Turismo, muralha e castelo
Pastéis de Belém
Fátima em Portugal - Peregrinações, hotéis e comércio

Rússia e Países Bálticos:
Narva - Uma das mais importantes cidades da Estônia
Tallin, capital da Estônia
Riga, capital da Estônia, uma cidade a ser descoberta
Transportes em Riga
Mercado Central de Riga
Uma aventura entre os Países Bálticos e a Rússia
Taganrog - A bela cidade do sul da Rússia
São Petersburgo - Um pouco da sua história
Aeroporto Internacional de Pulkovo em São Petersburgo
O metrô de São Petersburgo
O Dia da Vitória: 9 de maio, data especial para a Rússia
Maslenitsa: carnaval russo movido a panqueca e vodka
Moscou, uma cidade impressionante
Igreja Ortodoxa Russa
Praça Vermelha e Kremlin em Moscou
Metrô de Moscou, uma verdadeira obra de arte
Moscou - Turismo e Pontos Turísticos

Suíça:
As igrejas de Zurique
Restaurantes de Zurique
Bahnhofstrasse, a rua das grifes em Zurique
Zurique na Suíça: Informações para o turista
Zermatt na Suíça e seu turismo de montanha
Gruyeres, a terra do queijo na Suíça
Berna, onde o velho e o novo se encontram na Suíça
Lucerna, porta de entrada e uma das mais belas cidades da Suíça
Suíça - Turismo, pontos turísticos, fotos e cidades

Página inicial do ALMA CARIOCA
Seções:
Rio de Janeiro
Turismo no Brasil e Viagens Nacionais
Turismo e Viagens Internacionais
Esportes
Olimpíadas Rio 2016 - Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Copa do Mundo Brasil 2014
Vídeos musicais nacionais
Vídeos musicais internacionais
Vídeos clips de músicas clássicas
Clipes musicais de filmes e trilhas sonoras
Melhores Sambas Enredo de Todos os Tempos
Vídeos de Mantras para Relaxamento e Meditação
Vídeos de músicas românticas internacionais e nacionais
Desenhos animados antigos da tv
Seriados antigos da tv
Trailers de filmes
Trailers de filmes clássicos de maiores bilheterias
Restaurantes, receitas e gastronomia
Crônicas
Bossa Nova
Rio Antigo
História Geral
História do Brasil
Geografia, Biomas brasileiros e ecossistemas
Artistas e celebridades

comments powered by Disqus

Política de Privacidade - Fale conosco
© 2001-2015 - Copacabana Internet