Alma Carioca - Rio Antigo

Av. Rio Branco, início dos anos 40.

Foto da Avenida Rio Branco tirada do alto do edifício "A Noite" nos primeiros anos da década de 40. 

Podemos reparar que a Av. Pres. Vargas ainda não existe, sendo até difícil visualizar a cúpula da Candelária no denso casario da região da velha alfândega .

Logo no pé da foto há um pedaço da Casa Mauá, demolida nos anos 80 para se construir o cafona RB1. Constatamos também, o início da verticalização da Avenida, representado pelo Edifício Unidos, um clássico do Art-Decô carioca, bem como o canteiro de obras do edifício que hoje abriga a Junta Comercial do Rio de Janeiro, JUCERJA .

O canteiro central ainda existe, mas os seus postes já foram modificados do estilo francês para o americano. Na realidade, se trocou apenas as luminárias e seus suportes. Quem quiser dar uma conferida é só passar no campo de Santana. No centro do parque existem 4 postes que foram do canteiro Central da Avenida. Dois são no estilo original e outros dois no estilo americano pós 35.

No horizonte podemos ver já alguns prédios da Esplanada do Castelo. Me arrisco dizer que o que aparece junto ao Pão de Açúcar é o prédio do MEC, que começou a ser construído em 1937, e tem uma silhueta toda peculiar no meio de uma cidade ainda neoclássica e decô.

André Decourt