O melhor do Rio de Janeiro está aqui. 
Centenas de fotografias, o Rio antigo, crônicas, cartões postais, música, bossa nova, MPB, sugestões de passeios, a história do Rio de Janeiro desde a fundação.
 
A great website dedicated to Rio de Janeiro, created by someone who loves this wonderful city. This is the page for everyone who loves Rio and wants to learn about the city, see its great sights, know its people.

BÚZIOS

 

José Conde da Rocha   

Búzios


Em 1501, a terra dos índios Tamoios é ocupada por portugueses, jesuítas e proprietários locais, que juntamente com os índios e os escravos defendiam, nem sempre com sucesso, Búzios dessas invasões.

Entre 1700 e 1740, com a fixação dos primeiros em torno da fazenda Campos Novos, iniciou-se na enseada de Búzios, hoje Praia dos Ossos, a exploração da pesca das baleias. Elas vinham do Sul procriar regularmente em julho e outubro de cada ano e uma armação de pescadores de baleias ocupou a região durante todo o século XVIII sob as ordens do Visconde Brás de Pina. Esse comendador português, por ter conseguido salvar um carregamento de escravos mandou construir ali em 1743 a Capela de Santana.

O entreposto das baleias foi felizmente desativado em 1767 devido a conseqüente escassez do animal; por conta dessa atividade há afirmações de que Búzios se chamava Armações das Baleias.

Ao longo do século XVIII e até o final do século XIX, o tráfico de escravos africanos aumentou consideralvemente e Búzios funcionou como porto secreto para desembarque de negros destinados ao mercado do Rio de Janeiro, mesmo depois da Abolição; em Raza - em uma aldeia isolada perto de Cabo Frio, foi fundado por escravos fugidos de grandes fazendas de cana-de-açucar, um quilombo.

Até 1950, a península continua como pequena aldeia de pescadores. A partir da década de 60, depois das férias de Brigitte Bardot em praias buzianas, o local passou a ser divulgado e cobiçado na Europa e no mundo, desta vez como mercadoria turística de altíssimo valor, de acordo com o mais novo repertório das demandas modernas.

O nome Búzios deriva de um tipo de concha que era encontrada em grande quantidade nas suas praias.

Fonte: TurisRio - http://www.turisrio.rj.gov.br



Búzios

Búzios, a 13 km.



Turismo e Viagens

Região dos Lagos:
Iguabinha ou Iguaba Pequena
Iguabinha - Fotos
São Pedro da Aldeia
Iguaba Grande
Araruama
Araruama - Fotos
Arraial do Cabo
Arraial do Cabo - Fotos
Cabo Frio
Búzios
Armação dos Búzios
Saquarema

Política de Privacidade