Primeiros anos da história dos cruzeiros marítimos
O primeiro navio construído exclusivamente para o propósito de cruzeiros marítimos foi o Prinzessin Victoria Luise, elaborado por Albert Ballin, gerente geral da Hamburg-America Line. O navio foi completado em 1900.
A prática de cruzeiros marítimos cresceu gradualmente a partir da tradição das viagens transatlânticas, as quais nunca demoravam mais do que quatro dias. Na competição por passageiros, as linhas de cruzeiros marítimos adicionaram muitos luxos, sendo o Titanic o exemplo mais famoso, como jantar de gala e camarotes luxuosos.
História dos cruzeiros marítimos durante a era dos jatos comerciais
Com o advento dos grandes aviões de passageiros na década de 1960, viajantes intercontinentais trocaram em larga escala os navios pelos jatos comerciais, levando as companhias de cruzeiros marítimos ao declínio.
Em comparação com as linhas marítimas de transporte transatlântico, as viagens de cruzeiros marítimos ganharam popularidade, lentamente a início mas em rápida velocidade a partir da década de 1980. A partir de então os navios de cruzeiro foram se tornando cada vez maiores e com mais recursos para diversão.
História dos cruzeiros marítimos nos dias modernos
Na década de 1970 a série de televisão Navio do Amor (The Love Boat) fez muito para elevar a popularidade dos cruzeiros marítimos como uma opção de férias para a população geral dos Estados Unidos. Inicialmente esse crescimento foi centrado no Caribe, Alasca e México, mas agora engloba todas as áreas do Globo. No Brasil, os cruzeiros que na década de 80 eram limitados às rotas da linha C, hoje têm várias opções de
viagens de várias companhias no verão.
Atualmente há planos para construir navios cada vez maiores. Os navios de cruzeiros marítimos maiores são da classe Oásis operada pela Royal Caribbean International: o MS Oasis of the Seas e o MS Oasis of the Seas que está em construção.
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