Alma Carioca

Descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500

No dia 22 de abril de 1500 ocorreu o descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. O comandante da esquadra portuguesa de 10 naus e 3 caravelas, em seu caminho para as Índias contornando o continente africano, havia se desviado muito para oeste e acidentalmente descoberto as terras do Brasil.

O descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500 foi realmente acidental?

Durante séculos foi ensinado nas escolas que Pedro Álvares Cabral havia descoberto acidentalmente o Brasil em 22 de abril de 1500, ao se desviar muito para oeste em sua rota para contornar a África e chegar às Índias. Porém, a história do descobrimento acidental tem sido muito questionada.

Os críticos do descobrimento do Brasil acidental apontam que o desvio de milhares de quilômetros da costa africana para depois contorná-la e chegar às Índias não faria sentido. Porém, Pedro Álvares Cabral tinha recebido orientação do próprio Vasco da Gama de se afastar da costa africana a fim de fugir das calmarias do golfo da Guiné e correntes contrárias. Essa navegação era conhecida como "volta do mar".

Apesar do melhor caminho para contornar a costa africana fosse realmente se afastando dela, será que Pedro Álvares Cabral não teria propositadamente ido ainda mais para oeste a fim de descobrir terras que os portugueses já sabiam existir? Sabe-se que o próprio Vasco da Gama já teria encontrado indícios de terra a oeste em sua navegação. Em agosto de 1497, quando a esquadra de Vasco de Gama se encontrava no oceano Atlântico em torno de 3 mil quilômetros de distância da África, o diário de um tripulante registrou a presença de aves voando para sudoeste, que era forte indício de terra firme. Essa terra firme poderia ser uma ilha ou continente, e não fazia sentido para Vasco da Gama desviar de sua rota para Índia a fim de averiguar.

Com o caminho para as Índias já descoberto, Cabral poderia seguir um pouco mais para oeste e averiguar a existência de terras. Por não ter ocorrido nenhum problema, como tormentas, que justificassem o desvio da esquadra de Pedro Álvares Cabral para oeste, faz sentido que ele tivesse ordens de averiguar a existência de terras.

Fortes indícios de terra aparecerem no dia 21 de abril, quando mantos de ervas flutuantes surgiram no mar. Na manhã do dia 22 de abril, aves fura-bruxos deram mais certeza de que terra firme estava próxima. No mesmo dia 22 de abril foi avistado o cume de um morro alto e redondo. A esquadra avançou por mais 40 quilômetros ao longo da costa até lançar âncoras ao entardecer. Era o descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500!

Houve outros descobridores do Brasil antes de 22 de abril de 1500?

Além da polêmica da intencionalidade ou casualidade do descobrimento do Brasil, há outra sobre se outros portugueses estiveram aqui antes de Cabral em 22 de abril de 1500. Não há provas de que navegadores portugueses estiveram no Brasil antes de Cabral, porém é fato documentado que os espanhóis navegaram pela costa norte brasileira antes de 22 de abril de 1500. Yañez Pinzón chegou à costa do Ceará em fevereiro de 1500 e navegou pelo litoral até a foz do rio Amazonas, onde encontrou a expedição de Diego de Lepe, que prosseguiu até o março de 1500 ao Oiapoque. Apesar do fato de exploradores espanhóis visitarem a costa norte do Brasil antes de 22 de abril de 1500, os historiadores acreditam que isso não pode ser considerado o “descobrimento do Brasil” por não ter efeitos práticos. Foi só com a chegada de Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500 que o Brasil foi integrado ao império ultramarino português.


Recomendar com o Google +1: Recomendar esse artigo a um amigo Email
História do Brasil
História da cidade do Rio de Janeiro - Fundação, Estácio de Sá
Descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500
A Carta de Caminha - Descobrimento do Brasil
Baía da Guanabara
Invasão francesa no Rio de Janeiro - França Antártica
Festas Juninas - Origem, no Brasil e Nordeste
O triste fim dos índios Tamoios
Muito ouro sob seus pés
A carta-denúncia de Joaquim Silvério dos Reis
A Inconfidência Mineira
Os mistérios da Pedra da Gávea
Carnaval brasileiro - Fotos, história, blocos
Origem do nome favela e favelas do Rio de Janeiro
A Santa casa de Misericórdia do Rio de Janeiro
Até Santo Antônio...
Palácio Monroe e sua Demolição

Página inicial do ALMA CARIOCA
Seções:
Rio de Janeiro
Turismo no Brasil e Viagens Nacionais
Turismo e Viagens Internacionais
Esportes
Olimpíadas Rio 2016 - Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Copa do Mundo Brasil 2014
Vídeos musicais nacionais
Vídeos musicais internacionais
Vídeos clips de músicas clássicas
Clipes musicais de filmes e trilhas sonoras
Melhores Sambas Enredo de Todos os Tempos
Vídeos de Mantras para Relaxamento e Meditação
Vídeos de músicas românticas internacionais e nacionais
Desenhos animados antigos da tv
Seriados antigos da tv
Trailers de filmes
Trailers de filmes clássicos de maiores bilheterias
Restaurantes, receitas e gastronomia
Crônicas
Bossa Nova
Rio Antigo
História Geral
História do Brasil
Geografia, Biomas brasileiros e ecossistemas
Artistas e celebridades

comments powered by Disqus

Política de Privacidade - Fale conosco
© 2001-2015 - Copacabana Internet