Alma Carioca

Bairros da Cidade do Rio de Janeiro

Leblon Copacabana Ipanema
Lagoa Urca Botafogo
Flamengo Barra da Tijuca Santa Teresa
Glória Catete Lapa
Alto da Boa Vista Centro Tijuca
Grajaú Vila Isabel Méier
Madureira Cosme Velho São Cristóvão
Penha Ilha do Governador Ilha de Paquetá
Usina Jacarepaguá Realengo
Cordovil Penha - Um desabafo

O barquinho vai...
J.Carino


O barquinho vai...

Sereno, o barquinho singra as água azuis da Baía de Guanabara, onde a brisa é cálida, o sol mais brilhante; onde o paraíso bíblico parece ter sido reeditado em seu aspecto natural – pelo menos antes da queda do homem, com sua poluição que conspurca, sua violência que mata, sua miséria que assusta e envergonha.

O barquinho de minh’alma vai. Navega por um Rio encantador. Das boates, onde a gente enfumaçava os pulmões depois de oxigená-los nas praias; onde se ouvia Dolores, Dick, Leny, Angela, Elizeth, Miltinho – sons bem-vindos pras dores de cotovelo... Do Beco das Garrafas, onde tudo começou e não se sabia que ia chegar tão longe, com a bossa-nova ganhando mundo até chegar a Tom com Sinatra.

O barquinho vai. E passa ao longo das praias, onde as garotas de Ipanema de agora relembram a de outrora – moças de corpo dourado que nos fazem buscar a libido antiga, também lembrando a sensualidade de uma Leila Diniz, de todas as mulheres do mundo.

O barquinho de nossa imaginação vai. E ancoramos, para andar pelas ruas e praças do Rio amado. Entrando pela Praça Mauá, o edifício de A Noite nos atrai. Lá está, na lembrança, a glória da Rádio Nacional, com seus programas de auditório – César de Alencar, Manoel Barcelos, Paulo Gracindo –, a fabricada rivalidade entre as rainhas do rádio, Emilinha e Marlene. Com as novelas, que levavam Brasil a dentro os suspiros e os beijos feitos pelos sonoplastas para “mocinhas” como Dayse Lúcidi e galãs como Roberto Faissal, rádio-atrizes e rádio-atores, perfeitos sempre, porque completados com a imaginação onde só se tinha a voz.

A Presidente Vargas se abre a nossa passagem, porque ainda ecoam em nossos ouvidos os desfiles que ali havia antes do Sambódromo, quando os sambas-enredo ainda não eram marchas...

A Rio Branco deste nosso passeio imaginário ainda tem árvores e prédios centenários, que cederão seu espaço para espigões modernosos.

E lá vem o bonde apinhado. Viajando no estribo, com os lotações passando rente, podemos saltar no Largo de São Francisco, diante da antiga Politécnica. Ou podemos ir até ao Tabuleiro da Baiana, bem pertinho da Galeria Cruzeiro, onde Noel, Chico Alves, Aracy de Almeida, Pixinguinha, Silvio Caldas, Ary Barroso, Lamartine Babo e tantos outros tecem a rede de belas canções que ficarão para sempre em nossos ouvidos por gerações e gerações.

Num passeio mágico é assim: podemos voltar ao nosso barquinho, que vai... vai... e chega a Copacabana, ainda Princesinha do Mar, onde o luxo do Copacabana Palace recebe beldades como Ava Gardner, que caem nos braços de charmosos play-boys, como Jorginho Guinle.

Podemos saltar na Urca, onde o Cassino fervilha. Até Carmem Miranda está ali, com seus balangandãs e o Bando da Lua, antes de se tornar uma pequena notável universal...

Num salto no tempo e no espaço, podemos fazer uma pausa para uma cerveja na Taberna da Glória ou para um bife no Lamas.

O barquinho vai... E chegamos a Ipanema de sol, mar, charme do Rio, que ainda não é a “Ipaniimaa” dos turistas encantados.

Ah, quando a tarde cai, é hora de um chope num bar do Leblon, talvez o bairro mais cosmopolita e intectualizado do Brasil.

Em muitos lugares deste nosso passeio podemos olhar para cima e ver as favelas – pobreza de barracos iluminados pelo sol nas encostas – que então eram apenas o berço de maravilhosos sambas-de-raiz.

O barquinho vai... vai... vai... Há muito que passear pelo Rio, fazendo viver e reviver esta nossa eterna alma carioca.

Página inicial do ALMA CARIOCA
Seções:
Rio de Janeiro
Turismo no Brasil e Viagens Nacionais
Turismo e Viagens Internacionais
Esportes
Olimpíadas Rio 2016 - Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Copa do Mundo Brasil 2014
Vídeos musicais nacionais
Vídeos musicais internacionais
Vídeos clips de músicas clássicas
Clipes musicais de filmes e trilhas sonoras
Melhores Sambas Enredo de Todos os Tempos
Vídeos de Mantras para Relaxamento e Meditação
Vídeos de músicas românticas internacionais e nacionais
Desenhos animados antigos da tv
Seriados antigos da tv
Trailers de filmes
Trailers de filmes clássicos de maiores bilheterias
Restaurantes, receitas e gastronomia
Crônicas
Bossa Nova
Rio Antigo
História Geral
História do Brasil
Geografia, Biomas brasileiros e ecossistemas
Artistas e celebridades

comments powered by Disqus

Política de Privacidade - Fale conosco
© 2001-2015 - Copacabana Internet