Alma Carioca

Bairro Usina no Rio de Janeiro - USINA DE LEMBRANÇAS

Mauro Fontes

Se você tiver a curiosidade de pesquisar o bairro "Usina" no CEP - "Código de endereçamento postal" - certamente não vai encontrar. Assim como também não vai mais encontrar "Muda", "Aldeia Campista", "Fátima", "Engenho Velho" etc. "Usina" e "Muda", por exemplo, passaram a ser "Tijuca", assim como "Fátima" passou a ser "Centro". Eram apêndices que foram incorporados pelos bairros maiores à sua volta.

Mas porque será alguns desses nomes de bairros continuam aparecendo nas placas de destino dos ônibus da cidade do Rio de Janeiro?

Simplesmente por que ainda é assim que a população, não só do bairro em si, mas como o carioca de uma maneira geral, apegado ao seu bairro e seus costumes, maneiras, tradições e conseqüentemente aos nomes mais conhecidos desde antigamente, recusa-se a chamá-lo de maneira diferente. Um bairrismo saudável, vamos dizer assim.

Moro na usina desde 1970. O bairro é uma espécie de cidade do interior. Como toda província ou aldeia que se preze tem uma estrada que o corta no meio, a Av. Édson Passos, que cruza o bairro bem no Largo S. Camilo de Lélis, mais conhecido, é claro, como Largo da Usina, além de outras peculiaridades, como comércio escasso, moradores antigos, ruas adjacentes pouco movimentadas, ladeirinhas sem saída e uma característica única, pelo menos que eu saiba, é o último lugar que ainda tem um ponto de táxi somente com os jurássicos fuscas.

O pessoal da antiga que, por sua vez, também escutou a história da geração anterior e assim por diante, conta que onde hoje é o terminal rodoviário "da Usina" (evidentemente) havia uma "Usina termoelétrica" (o mais correto seria estação termoelétrica) para geração de energia elétrica para os antigos bondes, que antes eram movidos por tração animal.

Cabe aí outra recordação, ou mito.

Não sei se é verdade ou folclore, mas contam que o local conhecido como "Muda" é justamente o local onde se fazia a troca dos animais para enfrentar o aclive que viria mais à frente, para chegar ao Alto da Boa Vista . Daí os nomes "Usina" e "Muda".

Outra saudosa lembrança é o Bar das Pombas, ou o que restou dele, num prédio histórico datado de 1880, hoje parcialmente em ruínas, mas ainda vivo na memória da antiga boemia.

Comentário do leitor Fernando Firme:

A porta à esquerda do antigo bar é a loja onde funcionava a Panificadora Flor da Tijuca nos anos 40/50. Me lembro do padeiro "Seu Manoel", com o cesto na cabeça, passando em frente ao muro do prédio, de onde nós pegávamos cocadas pretas e mandávamos cobrar em casa. Entre os ambulantes de antigamente, existiam também o peixeiro, o verdureiro e o garrafeiro, tão tradicionais quanto o amolador de facas. Sem falar no caminhão que vendia laranjas, com o vendedor cantando com um megafone de lata :

"Ô, meu irmão!
chega aqui no caminhão,
pra comprar laranja lima,
tangerina e limão!"

Folclores a parte, a Usina fica entre a Muda e o Alto da Boa Vista, a 100 metros de altitude, propiciando uma atmosfera mais agradável nos dias de calor, favorecida pela proximidade das matas do Parque Nacional da Tijuca.

A Usina tem problemas como qualquer outro bairro, nessa cidade muitas vezes conturbada, mas não deixa de representar, ainda, uma espécie refúgio a apenas 15 minutos da Praça Saens Peña e a 15 minutos da Barra da Tijuca.


Recomendar com o Google +1: Recomendar esse artigo a um amigo Email

Bairros 

do Rio de Janeiro

Leblon Copacabana Ipanema
Lagoa Urca Botafogo
Flamengo Barra da Tijuca Santa Teresa
Glória Catete Lapa
Alto da Boa Vista Centro Tijuca
Grajaú Vila Isabel Méier
Madureira Cosme Velho São Cristóvão
Penha Ilha do Governador Ilha de Paquetá
Usina Jacarepaguá Realengo
Cordovil Penha - Um desabafo

Página inicial do ALMA CARIOCA
Seções:
Rio de Janeiro
Turismo no Brasil e Viagens Nacionais
Turismo e Viagens Internacionais
Esportes
Olimpíadas Rio 2016 - Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Copa do Mundo Brasil 2014
Vídeos musicais nacionais
Vídeos musicais internacionais
Vídeos clips de músicas clássicas
Clipes musicais de filmes e trilhas sonoras
Melhores Sambas Enredo de Todos os Tempos
Vídeos de Mantras para Relaxamento e Meditação
Vídeos de músicas românticas internacionais e nacionais
Desenhos animados antigos da tv
Seriados antigos da tv
Trailers de filmes
Trailers de filmes clássicos de maiores bilheterias
Restaurantes, receitas e gastronomia
Crônicas
Bossa Nova
Rio Antigo
História Geral
História do Brasil
Geografia, Biomas brasileiros e ecossistemas
Artistas e celebridades

comments powered by Disqus

Política de Privacidade - Fale conosco
© 2001-2015 - Copacabana Internet