Alma Carioca

A cosmopolita Frankfurt ‘am Main’

Antônio Júnior (*)

Situada no estado de Hessen, região central da Alemanha, e quinta maior cidade do país, com 672 mil habitantes (na segunda maior região metropolitana alemã), Frankfurt ou Frankfurt am Main (Frankfurt no(rio) Meno – nome oficial) é um dos esteios da economia europeia. Totalmente reconstruída após a segunda guerra mundial, Frankfurt transformou-se em megalópole moderna e dinâmica, com prédios imponentes, um dos maiores centros financeiros do mundo (segundo maior da Europa, perde apenas para Londres).

Rio Meno
Rio Meno

O rio Meno (524 quilômetros de extensão e afluente do Reno) corta a cidade, um convite ao turista para um passeio pela agradável e bela região circunvizinha. Os 60 museus são outra referência de Frankfurt, 13 dos quais localizados à margem do Meno, com expressivo acervo da cultura alemã. No inestimável conjunto de artes plásticas, uma viagem de séculos, desde a tradição das escolas clássicas aos ecléticos estilos modernos.

O verde da natureza coexistindo com as cores da modernidade em Frankfurt
O verde da natureza coexistindo com as cores da modernidade

Embora repleta de grandes e modernos edifícios empresariais e bancários (com os dois maiores da Europa), Frankfurt é bem arborizada e dispõe de dezenas de parques, evidenciando a preocupação dos governantes com as questões ambientais, na luta pela preservação da natureza. Moradores e turistas, é claro, agradecem.

No pós-guerra, reconstrução de edifícios históricos, preservandos estilos originais
No pós-guerra, reconstrução de edifícios históricos, preservandos estilos originais 

O que chama a atenção do visitante são os contrastes urbanos de Frankfurt, onde as edificações modernas dividem harmonicamente os espaços com antigas construções típicas, comuns em toda a Alemanha. Infelizmente, os bombardeios que implicaram a derrota alemã na segunda guerra mundial devastaram a cidade, cujos edifícios seculares, entretanto, foram reconstruídos na segunda metade do século passado, observados rigorosamente os padrões originais. 

Centro Financeiro de Frankfurt
Centro Financeiro de Frankfurt

O Centro Financeiro de Frankfurt reúne cerca de 400 instituições bancárias (entre elas, as sedes do Banco Central Europeu e o Deutsche Bank/Banco da Alemanha), 200 agências de publicidade e aproximadamente 1000 escritórios de corporações internacionais. Um local que respira poder e dinheiro. Não é à toa que seus moradores se referem a Frankfurt como ‘Mainhattan’ (Main, de Frankfurt am main), alusão ao famoso bairro de Nova York, maior centro financeiro do planeta. Ainda no centro, o turista pode aproveitar extensa área exclusiva para pedestres. Destaque para a Zeil, ampla e arborizada avenida, considerada um dos maiores shoppings a céu aberto da Europa, face à variedade de lojas, com intenso movimento de consumidores.

Praça Romer
Praça Romer

Um dos principais pontos turísticos de Frankfurt, a praça Römer (Römeberg) é rodeada por edificações de arquitetura caracteristicamente germânica, cuja história data do século 12, onde negociavam mercadores locais e estrangeiros procedentes, principalmente, da França e Itália. No curso dos séculos, a Römerberg tornou-se a área mais nobre da cidade, destinada a cerimônias de relevo, como festivais e coroações celebradas na antiga prefeitura, a Zum Römer. No lado oposto à Prefeitura, a Ostzeile, casario de madeira, originalmente construído durante os séculos 14 e 15. No centro da praça, a Fonte da Justiça, ‘Gerechtigkeitsbrunnen’, construída em 1543. A maioria desses monumentos foi reconstruída, por conta dos bombardeios sofridos na segunda guerra mundial. A Ostzeile, cópia perfeita da original, ressurgiu em 1983. Uma variedade de restaurantes e lojas de souvenirs funciona na praça Römer.

Ópera de Frankfurt
Ópera de Frankfurt

Centro internacional de negócios, Franfurt surpreende, todavia, com a profusão de pontos turísticos. Além da praça Römer e a rede de museus à beira do Rio Meno, um dos mais imponentes conjuntos arquitetônicos é a Ópera de Frankfurt (Alter Oper), inaugurada em 20 de outubro de 1880 e reinaugurado em 1981 , com programação de mais de 600 concertos por ano. A Eschenheimer Turm, uma das poucas remanescentes muralhas que cercavam a cidade em época remota, é um dos pontos mais visitados de Frankfurt. A torre, de 47 metros, está aberta à visitação desde 1992, em cujo térreo funciona convidativo ‘café’. 

Rio Meno, com destaque para a catedral de São Bartolomeu
Rio Meno, com destaque para a catedral de São Bartolomeu

Outro local de visita obrigatória em Frankfurt é a Catedral de São Bartolomeu. Construção gótica edificada entre os séculos 14 e 15 e designada como ‘catedral’, curiosamente jamais foi sede de bispado da Igreja Católica. Destruída por incêndio, foi reconstruída em 1867. A igreja de São Paulo (Paulskirche) é um dos mais relevantes pontos históricos da cidade. Sua importância tem raiz no Parlamento de Frankfurt, aqui reunido nos anos revolucionários de 1848-1849 para elaborar a Constituição da Alemanha recém-unificada. Entretanto, logo as tropas prussianas interromperam a experiência democrática pela força das armas e o Parlamento foi dissolvido. A Paulskirche voltou às atividades religiosas, sequenciadas com a restauração após o pesadelo nazista.

Prédio da Bolsa de valores
Prédio da Bolsa de valores

Construída entre 1874/1879, a sede da Bolsa de Valores de Frankfurt, conhecida como “Catedral dos Capitalistas”, não poderia faltar ao roteiro turístico da cidade. Em frente ao edifício, esculturas do touro e do urso simbolizam, respectivamente, o cotidiano das tendências de ‘alta’ e ‘baixa’, no curso das ações negociadas. Movimentando 90% das operações financeiras do mercado alemão e 47% da Europa, está aberta ao público de segunda a sexta. As visitas guiadas começam com a exibição de vídeo sobre o funcionamento da instituição, seguida de passeio pelas galerias de espectadores, de onde se pode observar o frenético pregão do segundo maior centro de negócios da Europa.

Imperdível no roteiro europeu 

Embora promovida a maior centro financeiro do país, Frankfurt dispõe do ambiente tranquilo das pequenas cidades, extremamente organizada, de vocação turística, sob a mescla da tradição cultural e artística com a modernidade de nossos tempos. Afinal, é a terra natal de Goethe, o mais importante escritor alemão e luminar do romantismo europeu entre os séculos 18 e 19, onde também nasceu Anne Frank, jovem judia célebre pelo ‘Diário’ escrito no esconderijo que habitava, com os familiares, fugindo à repressão nazista. 

A atmosfera cosmopolita de Frankfurt, com seus 30% de estrangeiros e 50 feiras e exposições internacionais, evidencia a condição de cidade multicultural, adequada a todos os gostos, culminando na variada e farta culinária alemã regada ao delicioso vinho de maçã, entre outras delícias gastronômicas. Com a palavra o leitor, que nos segue aqui no “Alma Carioca”. Frankfurt aguarda sua visita.

Saiba mais:
Vale do Reno - Passeio, história, cultura
Rüdesheim, onde se respira a verdadeira tradição alemã
Wiesbaden: requinte e beleza à margem do Reno
Alemanha - Pontos turísticos, turismo e cidades

Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente na Europa. 


Recomendar com o Google +1: Recomendar esse artigo a um amigo Email

Turismo na Europa
Mônaco e Monte Carlo - Turismo, pontos turísticos e fotos
Oslo - Turismo, pontos turísticos e fotos da capital do Nobel da Paz
Estudar inglês e viajar pela Europa
Viagem de trem na Europa - Razões para viajar de trem pela Europa
Viajar de ônibus pela Europa
Aeroportos europeus destacam-se pelo acesso
Os vôos de baixo custo na Europa - Ryanair
Ilhas gregas - Turismo
Atenas - Turismo e pontos turísticos
Praga na República Tcheca - Turismo e pontos turísticos

Alemanha:
Vale do Reno - Passeio, história, cultura
Rüdesheim, onde se respira a verdadeira tradição alemã
Wiesbaden: requinte e beleza à margem do Reno
Frankfurt - Pontos Turísticos
Alemanha - Pontos turísticos, turismo e cidades

Espanha:
Barcelona, Espanha - Turismo e pontos turísticos
Sevilha - Pontos turísticos
Madri - Pontos turísticos e turismo

França:
França - Pontos turísticos, cultura
Paris - Fotos de pontos turísticos
Estrasburgo na Alsácia: Terra de queijos, vinhos e… cerveja
Culinária Francesa
Transportes de Paris
Os melhores meses para visitar Paris
Beaune, a capital do vinho da Borgonha
Rue de Rivoli
Bairro de Saint-Michel em Paris
Rio Sena: um outro olhar da Cidade Luz
Um domingo no rio Sena, Paris
Paris - Roteiro turístico de 5 dias
Champs-Élysées, Avenida que é uma jóia pariesense
Bairro de Montmartre em Paris - Basília de Sacré-Coeur, Moulin Rouge
Place Du Tertre em Montmartre - Artes e restaurantes
Ilha de Saint Louis, requinte e história no coração de Paris
Jardins de Monet - Como chegar, fotos
Marselha na França - Turismo, pontos turísticos e fotos
Nice na França - Turismo, pontos turísticos e fotos

Grã-Bretanha:
Londres - Turismo e Pontos turísticos
A noite de Londres
A noite em Londres - Bares e restaurantes mais badalados da capital inglesa
Londres - Na rota do Queen’s Walk (Caminho da Rainha)
Londres - Tower Bridge Experience, Green Park, London City, The Gerkin e Canary Wharf
Londres - Pontos Turísticos Big Ben, Palácio de Westminster, London Eye, Picadilly Circus, Saint James Park
Londres Olímpica
Londres - Fotos de pontos turísticos
A típica comida britânica
Passeando pelo centro de Londres
Giant’s Causeway - Era uma vez...um gigante irlandês
Rope Bridge - Adrenalina pura no verde paraíso da Irlanda do Norte
Belfast: dos conflitos religiosos ao exuberante pitoresco da atualidade
Cardiff e Caerphilly no País de Gales - Turismo e Pontos Turísticos
Londres - Pontos turísticos

Itália:
Veneza - Turismo, pontos turísticos
Veneza - Fotos de pontos turísticos
Roma - Pontos turísticos
Vaticano - Fotos de Pontos Turísticos
Vaticano - Pontos turísticos: Basílica de São Pedro, Museus do Vaticano e Praça de São Pedro
Pisa - Turismo, Torre Inclinada, pontos turísticos e fotos
Genova, charme e beleza no norte da Itália
Galleria Vittorio Emanuele II em Milão: O shopping mais antigo do mundo
Duomo di Milano, a segunda maior catedral da Europa
Milão: Muito mais do que uma cidade da moda
Florença - Turismo, pontos turísticos e fotos
Roma - Roteiro turístico

Irlanda:
Guinness Store House em Dublin
Dublin Bus Tour - Um passeio imperdível
Limerick : a vibrante cidade ribeirinha
Hard Rock Café Dublin
Arthur’s Day - Homenagem ao criador da cerveja Guinnes
Um final de semana em Dublin
Letterkenny no condado de Donegal, Irlanda
Castelo de Donegal na Irlanda
Elegância nas Docas de Dublin
O rio Liffey em Dublin e suas inúmeras pontes
Transportes públicos em Dublin
Bray, na Irlanda, onde o mar e o verde se encontram
Pub irlandês - O que é esse símbolo nacional da Irlanda
Dublin, a cidade dos parques
Saint Patrick’s Day em Dublin na Irlanda - Significado, turismo, celebração, fotos

Países Baixos:
Bruxelas e Antuérpia na Bélgica - Turismo e pontos turísticos
Amsterdam - Turismo e pontos turísticos
Amsterdam - Fotos de pontos turísticos

Portugal:
Lisboa - Pontos turísticos
Lisboa - História e Modernidade
Festas populares de Lisboa
Vinho Português, uma marca do país
Mosteiro da Batalha em Portugal - História, localização
Óbidos - Turismo, muralha e castelo
Pastéis de Belém
Fátima em Portugal - Peregrinações, hotéis e comércio

Rússia e Países Bálticos:
Narva - Uma das mais importantes cidades da Estônia
Tallin, capital da Estônia
Riga, capital da Estônia, uma cidade a ser descoberta
Transportes em Riga
Mercado Central de Riga
Uma aventura entre os Países Bálticos e a Rússia
Taganrog - A bela cidade do sul da Rússia
São Petersburgo - Um pouco da sua história
Aeroporto Internacional de Pulkovo em São Petersburgo
O metrô de São Petersburgo
O Dia da Vitória: 9 de maio, data especial para a Rússia
Maslenitsa: carnaval russo movido a panqueca e vodka
Moscou, uma cidade impressionante
Igreja Ortodoxa Russa
Praça Vermelha e Kremlin em Moscou
Metrô de Moscou, uma verdadeira obra de arte
Moscou - Turismo e Pontos Turísticos

Suíça:
As igrejas de Zurique
Restaurantes de Zurique
Bahnhofstrasse, a rua das grifes em Zurique
Zurique na Suíça: Informações para o turista
Zermatt na Suíça e seu turismo de montanha
Gruyeres, a terra do queijo na Suíça
Berna, onde o velho e o novo se encontram na Suíça
Lucerna, porta de entrada e uma das mais belas cidades da Suíça
Suíça - Turismo, pontos turísticos, fotos e cidades

Página inicial do ALMA CARIOCA
Seções:
Rio de Janeiro
Turismo no Brasil e Viagens Nacionais
Turismo e Viagens Internacionais
Esportes
Olimpíadas Rio 2016 - Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Copa do Mundo Brasil 2014
Vídeos musicais nacionais
Vídeos musicais internacionais
Vídeos clips de músicas clássicas
Clipes musicais de filmes e trilhas sonoras
Melhores Sambas Enredo de Todos os Tempos
Vídeos de Mantras para Relaxamento e Meditação
Vídeos de músicas românticas internacionais e nacionais
Desenhos animados antigos da tv
Seriados antigos da tv
Trailers de filmes
Trailers de filmes clássicos de maiores bilheterias
Restaurantes, receitas e gastronomia
Crônicas
Bossa Nova
Rio Antigo
História Geral
História do Brasil
Geografia, Biomas brasileiros e ecossistemas
Artistas e celebridades

comments powered by Disqus

Política de Privacidade - Fale conosco
© 2001-2015 - Copacabana Internet