Alma Carioca

Lisboa - História e Modernidade

Antônio Júnior (*)

A cidade de Lisboa com sua história e modernidade

Capital de Portugal e principal centro socioeconômico do país, com meio milhão de habitantes, Lisboa está localizada à margem norte do rio Tejo, que deságua no oceano Atlântico. Concentrando 27% da população do país, foi fundada há mais de três milênios e é uma das mais antigas cidades europeias. Alvo de invasões (romanos, mouros, fenícios, árabes e gregos) no curso de sua História, exibe a marca de variada influência estrangeira em sua multissecular arquitetura urbana.


Castelo de São Jorge

Foto do Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é um logradouro fascinante para se contemplar a multimilenar História lisboeta. Ocupado por romanos, visigodos e mouros, acabou transformado em palácio real por volta do século XIV. A vista da cidade e do Rio Tejo é deslumbrante.

Uma visita guiada é uma boa opção, para conhecer o Castelo em seus detalhes históricos. Você pode aproveitar ainda a programação de eventos artísticos e culturais ou simplesmente iniciar uma caminhada pelas ruas de Lisboa, a partir deste belo mirante.

Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa

Foto de Lisboa, vista de Alfama

Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa, contando ainda com restaurantes típicos, boa parte deles com shows de fado, tradicional música portuguesa. Alfama, com suas ruelas, escadarias e roupas a secar nas janelas, é peculiar, assemelhando-se a uma aldeia, onde todos se conhecem e se cumprimentam diariamente.Entre as atrações, os festejos dos santos populares, em especial Santo Antônio, na noite de 12 para 13 de junho. No terremoto de 1° de novembro de 1755, que destruiu Lisboa, a maioria dos prédios de Alfama resistiu ao sinistro.

Centro de Lisboa

Foto das famosas pedrinhas portuguesas

A partir de Alfama, numa agradável caminhada (vale lembrar que Lisboa também é conhecida pelas ladeiras íngremes), chega-se ao centro da capital, com suas ruas e avenidas movimentadas, repletas de lojas, cafés e restaurantes. A (rua) Augusta, com variado comércio, é ponto certo dos vendedores de castanhas assadas e flores, além do expressivo contingente de artistas a se apresentarem na via pública. Duas magníficas praças: a do Rossio (em cujo centro se destaca uma coluna com a estátua de D. Pedro IV, o Pedro I imperador do Brasil) e a do Comércio. Interessante também uma ida à Praça da Figueira, antiga área que abrigou um grande mercado, construiído no século XIX e demolido nos anos 1950, local de variados eventos e ponto de encontro para bate-papo de lisboetas e turistas. 

Praça do Comércio

Foto da Praça do Comércio em Lisboa

A Praça do Comércio, antigo Terreiro do Paço, situa-se na Baixa de Lisboa, próxima ao rio Tejo, área, durante dois séculos, do Palácio dos Reis de Portugal. É a maior praça da Europa, com de 36.000 metros quadrados. 

Os edifícios, com arcadas que a circundam, abrigam departamentos ministeriais do governo português, além do badalado café ‘Martinho da Arcada’, o mais antigo de Lisboa e frequentado por literatos como Fernando Pessoa e José Saramago.



Praça do Rossio

Foto da Praça do Rossio em Lisboa

Praça D Pedro IV (o Pedro I imperador do Brasil) ou ‘do Rossio’, como é popularmente conhecida, é uma das mais importantes praças de Lisboa. Foi palco de touradas, autos de fé (nos tempos sombrios da Inquisição católica), palco de mobilizações políticas contemporâneas. Cercada por intenso comércio, tem como destaque o teatro D. Maria II. No outro extremo, uma visita imperdível ao histórico bairro do Chiado, centro, por muito tempo, do romantismo e da cultura. Entre outros símbolos aqui existentes, a estátua do poeta Camões, autor de Os Lusíadas), o Palácio Valadares (sede da primeira universidade portuguesa), o convento do Carmo, teatros, igrejas e, entre famosos café, o ‘A Brasileira’. 

Na década de 1980, com mudanças de hábitos da sociedade portuguesa e da inauguração do Centro Comercial Amoreiras, o Chiado entrou em decadência. Um incêndio de grandes proporções (1988) destruiu grande parte de seu casario, cuja reconstrução, no curso de uma década, devolveu ao Chiado, devidamente restaurado, seu conjunto de lojas de designers, ateliers, galerias de arte, museus, restaurantes, cafés típicos e modernos, livrarias, teatros e muitas manifestações artísticas e culturais. 

Bonde do Bairro Alto

Foto da bonde do Bairro Alto

O bondinho do Bairro Alto, entre tantos outros que ainda circulam em Lisboa, é uma atração por quem visita a capital portuguesa. Chegando à avenida Liberdade, nas proximidades da praça do Rossio, no rumo de outra grande praça, a Marques de Pombal, encontramos o famoso bonde amarelo, que diariamente faz o curto, porém difícil acesso ao Bairro Alto. Em pouco mais de dois minutos de subida, um passeio inesquecível até um dos "points" da noite lisboeta, com bares e restaurantes, do mais requintado ao popular, e algumas casas de salsa. O Bairro Alto dispõe de atrativos para todos os gostos e tribos.

Torre de Belém

foto do Torre de Belém em Lisboa

Um dos pontos turísticos mais procurados é a Torre de Belém. Um dos monumentos mais expressivos da histórica Lisboa, localiza-se à margem direito Tejo, acima da(hoje inexistente) praia de Belém. A Torre se destaca por implícito nacionalismo, cujas fachadas são por brasões de armas de Portugal, com inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte, arquitetura típica do Renascimento. Classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco, desde 1983, foi eleita uma das sete maravilhas de Portugal em 7 de julho de 2007.

Próximo à Torre de Belém, o Monumento aos Descobrimentos, popularmente conhecido como Padrão dos Descobrimentos, à margem do Tejo, homenagem ao Infante Dom Henrique e outros célebres navegadores lusos, entre os quais Vasco da Gama, Fernão de Magalhães e Pedro Álvares Cabral. Indispensável visitar, nas vizinhanças, o Mosteiro dos Jerônimos, construído em arquitetura ‘manuelina’ e financiado pelos lucros auferidos com especiarias trazidas das rotas dos ‘descobrimentos’(nosso ouro, com certeza, decora a imponente nave deste monastério, local dos túmulos dos reis D. Manuel I, D. João III, D. Sebastião, D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões, Alexandre Herculano e Fernando Pessoa). É o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal. Encerrando o passeio, Você chega à deliciosa Fábrica de Pastéis de Belém, fundada em 1837. A iguaria é a maior referência entre os doces portugueses, de renome internacional, conhecida no Brasil como ‘pastel de nata’. Vale a pena enfrentar a fila, com água na boca, para saborear o inigualável ‘pastel de Belém’.

Parque das Nacões

Foto do Parque das Nações em Lisboa

Construído para receber a Exposicão Mundial de 1998, o Parque das Nacões, tornou-se um centro de atividades culturais e um novo bairro na parte oriental de Lisboa, com cerca de 15 mil habitantes. Edificado em terreno de antiga zona industrial, o Parque das Nações abriga um shopping Center(‘Vasco da Gama’), com lojas, restaurantes, bares e escritórios empresarias. O Parque dispõe de extensa área para caminhada e corrida, emoldurada pela visão do rio Tejo e a moderna ponte estaiada Vasco da Gama, a maior da Europa, com seus 17 quilômetros. Principais atrações: Pavilhão do Conhecimento(moderno museu com mostras interativas de Ciência e Tecnologia), teleférico, Pavilhão Atlântico (destinado a shows e outros eventos de massa), a Torre Vasco da Gama(edifício mais alto da cidade) e o Oceanário, um dos maiores do continente europeu.

Sistema de transporte coletivo de Lisboa

Foto do metrô de Lisboa

Para facilitar a vida dos turistas, Lisboa dispõe de excelente sistema de transporte coletivo, com o ‘metro’ (o nosso metrô), em quatro linhas interligadas que conduzem o passageiro a qualquer região da capital, alem dos autocarros(nossos ônibus) antigos bondes e modernos similares elétricos. O idioma, que nos vincula aos portugueses, é, entre outras afinidades, fator preponderante para que Você, que ainda não conhece a ‘terrinha’, inclua Lisboa em seu próximo roteiro de viagem à Europa.

Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente na Europa. 


Recomendar com o Google +1: Recomendar esse artigo a um amigo Email

Turismo na Europa
Mônaco e Monte Carlo - Turismo, pontos turísticos e fotos
Oslo - Turismo, pontos turísticos e fotos da capital do Nobel da Paz
Estudar inglês e viajar pela Europa
Viagem de trem na Europa - Razões para viajar de trem pela Europa
Viajar de ônibus pela Europa
Aeroportos europeus destacam-se pelo acesso
Os vôos de baixo custo na Europa - Ryanair
Ilhas gregas - Turismo
Atenas - Turismo e pontos turísticos
Praga na República Tcheca - Turismo e pontos turísticos

Alemanha:
Vale do Reno - Passeio, história, cultura
Rüdesheim, onde se respira a verdadeira tradição alemã
Wiesbaden: requinte e beleza à margem do Reno
Frankfurt - Pontos Turísticos
Alemanha - Pontos turísticos, turismo e cidades

Espanha:
Barcelona, Espanha - Turismo e pontos turísticos
Sevilha - Pontos turísticos
Madri - Pontos turísticos e turismo

França:
França - Pontos turísticos, cultura
Paris - Fotos de pontos turísticos
Estrasburgo na Alsácia: Terra de queijos, vinhos e… cerveja
Culinária Francesa
Transportes de Paris
Os melhores meses para visitar Paris
Beaune, a capital do vinho da Borgonha
Rue de Rivoli
Bairro de Saint-Michel em Paris
Rio Sena: um outro olhar da Cidade Luz
Um domingo no rio Sena, Paris
Paris - Roteiro turístico de 5 dias
Champs-Élysées, Avenida que é uma jóia pariesense
Bairro de Montmartre em Paris - Basília de Sacré-Coeur, Moulin Rouge
Place Du Tertre em Montmartre - Artes e restaurantes
Ilha de Saint Louis, requinte e história no coração de Paris
Jardins de Monet - Como chegar, fotos
Marselha na França - Turismo, pontos turísticos e fotos
Nice na França - Turismo, pontos turísticos e fotos

Grã-Bretanha:
Londres - Turismo e Pontos turísticos
A noite de Londres
A noite em Londres - Bares e restaurantes mais badalados da capital inglesa
Londres - Na rota do Queen’s Walk (Caminho da Rainha)
Londres - Tower Bridge Experience, Green Park, London City, The Gerkin e Canary Wharf
Londres - Pontos Turísticos Big Ben, Palácio de Westminster, London Eye, Picadilly Circus, Saint James Park
Londres Olímpica
Londres - Fotos de pontos turísticos
A típica comida britânica
Passeando pelo centro de Londres
Giant’s Causeway - Era uma vez...um gigante irlandês
Rope Bridge - Adrenalina pura no verde paraíso da Irlanda do Norte
Belfast: dos conflitos religiosos ao exuberante pitoresco da atualidade
Cardiff e Caerphilly no País de Gales - Turismo e Pontos Turísticos
Londres - Pontos turísticos

Itália:
Veneza - Turismo, pontos turísticos
Veneza - Fotos de pontos turísticos
Roma - Pontos turísticos
Vaticano - Fotos de Pontos Turísticos
Vaticano - Pontos turísticos: Basílica de São Pedro, Museus do Vaticano e Praça de São Pedro
Pisa - Turismo, Torre Inclinada, pontos turísticos e fotos
Genova, charme e beleza no norte da Itália
Galleria Vittorio Emanuele II em Milão: O shopping mais antigo do mundo
Duomo di Milano, a segunda maior catedral da Europa
Milão: Muito mais do que uma cidade da moda
Florença - Turismo, pontos turísticos e fotos
Roma - Roteiro turístico

Irlanda:
Guinness Store House em Dublin
Dublin Bus Tour - Um passeio imperdível
Limerick : a vibrante cidade ribeirinha
Hard Rock Café Dublin
Arthur’s Day - Homenagem ao criador da cerveja Guinnes
Um final de semana em Dublin
Letterkenny no condado de Donegal, Irlanda
Castelo de Donegal na Irlanda
Elegância nas Docas de Dublin
O rio Liffey em Dublin e suas inúmeras pontes
Transportes públicos em Dublin
Bray, na Irlanda, onde o mar e o verde se encontram
Pub irlandês - O que é esse símbolo nacional da Irlanda
Dublin, a cidade dos parques
Saint Patrick’s Day em Dublin na Irlanda - Significado, turismo, celebração, fotos

Países Baixos:
Bruxelas e Antuérpia na Bélgica - Turismo e pontos turísticos
Amsterdam - Turismo e pontos turísticos
Amsterdam - Fotos de pontos turísticos

Portugal:
Lisboa - Pontos turísticos
Lisboa - História e Modernidade
Festas populares de Lisboa
Vinho Português, uma marca do país
Mosteiro da Batalha em Portugal - História, localização
Óbidos - Turismo, muralha e castelo
Pastéis de Belém
Fátima em Portugal - Peregrinações, hotéis e comércio

Rússia e Países Bálticos:
Narva - Uma das mais importantes cidades da Estônia
Tallin, capital da Estônia
Riga, capital da Estônia, uma cidade a ser descoberta
Transportes em Riga
Mercado Central de Riga
Uma aventura entre os Países Bálticos e a Rússia
Taganrog - A bela cidade do sul da Rússia
São Petersburgo - Um pouco da sua história
Aeroporto Internacional de Pulkovo em São Petersburgo
O metrô de São Petersburgo
O Dia da Vitória: 9 de maio, data especial para a Rússia
Maslenitsa: carnaval russo movido a panqueca e vodka
Moscou, uma cidade impressionante
Igreja Ortodoxa Russa
Praça Vermelha e Kremlin em Moscou
Metrô de Moscou, uma verdadeira obra de arte
Moscou - Turismo e Pontos Turísticos

Suíça:
As igrejas de Zurique
Restaurantes de Zurique
Bahnhofstrasse, a rua das grifes em Zurique
Zurique na Suíça: Informações para o turista
Zermatt na Suíça e seu turismo de montanha
Gruyeres, a terra do queijo na Suíça
Berna, onde o velho e o novo se encontram na Suíça
Lucerna, porta de entrada e uma das mais belas cidades da Suíça
Suíça - Turismo, pontos turísticos, fotos e cidades

Página inicial do ALMA CARIOCA
Seções:
Rio de Janeiro
Turismo no Brasil e Viagens Nacionais
Turismo e Viagens Internacionais
Esportes
Olimpíadas Rio 2016 - Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Copa do Mundo Brasil 2014
Vídeos musicais nacionais
Vídeos musicais internacionais
Vídeos clips de músicas clássicas
Clipes musicais de filmes e trilhas sonoras
Melhores Sambas Enredo de Todos os Tempos
Vídeos de Mantras para Relaxamento e Meditação
Vídeos de músicas românticas internacionais e nacionais
Desenhos animados antigos da tv
Seriados antigos da tv
Trailers de filmes
Trailers de filmes clássicos de maiores bilheterias
Restaurantes, receitas e gastronomia
Crônicas
Bossa Nova
Rio Antigo
História Geral
História do Brasil
Geografia, Biomas brasileiros e ecossistemas
Artistas e celebridades

comments powered by Disqus

Política de Privacidade - Fale conosco
© 2001-2015 - Copacabana Internet